segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Métodos contracetivos

Os métodos contracetivos são utilizados para evitar uma gravidez indesejada e para prevenir a transmissão das chamadas doenças sexualmente transmissíveis.
Os métodos contracetivos estão divididos em dois grandes grupos, que são: métodos contracetivos naturais e métodos contracetivos não naturais.

Os métodos contracetivos naturais são:
- Método do calendário - Para usar este método é necessário saber o dia da ovulação da mulher. A partir daí, sabendo que os espermatozóides sobrevivem quatro dias no corpo da mulher e os ovócitos sobrevivem 2, é nos possível calcular o período fértil da mulher. Este método não é muito fiável para as mulheres ditas irregulares.


Ex: Se o dia da ovulação for no quarto dia do mês de Dezembro, o período fértil da mulher oscila entre o primeiro e o sexto dia do mesmo mês.

- Método da temperatura - Este método consiste na medição diária da temperaura do corpo da mulher. No dia imediatamente a seguir á ovulação a temperatura aumenta algumas décimas de grau ( cerca de o,5 ). No período compreendido entre o terceiro dia após a subida da temperatura e o primeiro dia da menstruação, em virtude do ovócito já ter desaparecido, não será possível haver gravidez. Este método pode tornar-se pouco fiável, pois a temperatura pode subir por outros motivos, como por exemplo, problemas de saúde.


- Método do muco cervical - Quando termina a menstruação, começa o chamado período seco que dura em geral dois ou três dias. Aí a mulher pode ter relações sexuais sem engravidar. A seguir vem o período fértil, que pode ser percebido pela mulher porque o seu útero começa a soltar um muco branco. Assim que aparece o muco, a mulher deve suspender a relação sexual, caso não deseje engravidar.
Quando o muco fica transparente e elástico que se pode puxar um fio, é sinal de que a mulher está no seu dia fértil. No dia seguinte ocorrerá a ovulação.
Se a mulher desejar engravidar, deverá ter relações nesse dia e nos três dias que se seguem, pois também são férteis.
Ao fim do 3º dia, a mulher volta a entrar no período não fértil, que dura em geral, 12 dias. Após os quais virá uma nova menstruação.
Este método é pouco fiável, pois o muco varia de mulher para mulher. E o muco que numa mulher é elástico na outra pode não ser.




Nenhum destes métodos impede a transmissão de doenças e nunhum é totalmente fiável.

Sem comentários:

Enviar um comentário